Publicado por: oconteudo | agosto 17, 2009

Novo Ford Focus Hatch GLX 2.0 Gasolina – Opinião de quem comprou

Quando decidimos trocar de carro em meados de julho, eu e minha esposa iniciamos uma busca incessante no Google sobre opiniões, percepções e avaliações sobre os mais variados carros.

Na época não sabiamos muito bem o que iriamos comprar e então investimos algumas horas com pesquisa e acessos a inúmeros sites para ao final encontrar uma meia dúzia de informações que valessem realmente a pena. 

Destes sites todos, um que quero destacar é o Blog ‘Quarentena’ em que durante 40 dias, várias pessoas da equipe Autoesporte e da Editora Globo avaliam um carro em diferentes condições de uso e ao final do período eles apresentam o diagnóstico completo do carro.

Posso lhes dizer que este blog foi fator determinante na decisão de compra do novo carro e a equipe do Blog foi bastante honesta e transparente de forma que ao dirigir o Novo Focus tive total noção no que estava embarcando e em momento algum tive um sentimento contrário ao diagnóstico dado pelas diferentes pessoas que avaliaram o carro. Obviamente a opinião final também foi da esposa, pois são elas que realmente tem o bom gosto necessário para o aceite final.

Caso queiram conhecer, o site do quarentena é: http://blogquarentena.com.br/colunaautoesporte/

Além do Blog, abaixo registro uma percepção anônima e isenta de qualquer vinculo jornalístico, é apenas a visão de um comprador comum sobre o Novo Focus GLX: 

Referente a negociação e compra: 

- Comprei o carro em uma autorizada da Ford de Santa Catarina, mas antes de ir até a mesma, pesquisei os mais variados preços, e posso garantir que com um pouco de esforço, paciência e  conversa com o vendedor é possível comprar o carro a uns R$ 3.000,00 a menos do preço ‘final’ de tabela oferecido, e ainda com algum brinde incluso! No meu caso, consegui o banco de couro, faróis de milha, insulfilm e grade da frente cromada. 

Dirigindo o bólido na cidade: 

- Ao retirar o carro da concessionária, dirigi o mesmo por 82 kilometros dentro da cidade antes de pegar uma auto-estrada e as percepções iniciais foram as melhores possíveis. O Conforto proporcionado pelos bancos e posição de dirigir do motorista, as regulagens somadas ao grande pára-brisa dão segurança e noção de dirigibilidade imediatos. 

- Os pequenos detalhes como o retrovisor com a parte final convexa, as setas de direção que com um leve toque piscam três vezes sem a necessidade de total acionamento da alavanca, o encosto de braço entre os bancos, a configuração da direção através do computador de bordo para modo ‘conforto’ dentro da cidade e é obvio o radio são alguns itens simples, mas de qualidade que fazem o novo Focus se igualar ou ser superior a alguns carros das outras marcas e categorias. 

 – Na cidade, a minha preocupação inicial do motor ser 2.0 a gasolina e que o consumo seria de um posto de gasolina por mês, foi logo embora! Mesmo o carro sendo recém saído da fábrica e não ter ‘amaciado’ o motor ainda, o consumo médio foi de 12,5 km/L somente dentro da cidade! O que equivale a um carro 1.0 Flex recém saído da montadora também. 

- Sobre o design, a opinião é unanime, o desenho europeu mantido, as novas lanternas, os faróis e o tamanho do carro realmente ficaram muito bem desenhados! Na cidade devido ao fato de andar moderado por causa do transito, pude perceber que este novo modelo chama a atenção. Não é o tipo de carro que passa totalmente despercebido, vejo que outros carros também recém lançados não têm o mesmo tipo de atenção dirigido. 

Pegando a estrada:

 – 24h após retirar o carro da loja e de ter dirigido os 82km dentro da cidade, encarei uma viagem de 591km entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Então, para quem não conhece a BR-101 trecho sul, peguei todo tipo de estrada, de pista duplicada a desvios sinuosos e esburacados, e é lógico com muito caminhão e transito pela frente. 

A viagem durou aproximadamente 6 horas e devido a todo transito, a velocidade média foi de 90km/h. 

Image_00047 

- Algo que pude avaliar com profundidade nesta viagem foram as ultrapassagens e realmente a resposta do Focus é impressionante! Em determinados trechos seguros da 101, nem reduzir a marcha era preciso, bastava pisar mais fundo que mesmo a 100 km/h o carro respondia em quinta marcha e acelerava rapidamente para 120/140 km/h, suficientes para ultrapassar um carro sem maiores preocupações. Em situações onde era preciso exigir mais do motor, experimentei reduzir de 5° para 4° e o tempo de resposta também foi muito bom, mas o que realmente me impressionou foi a potência ao reduzir de uma quinta marcha direto para terceira, sensação igual, você terá somente em carros importados ou esportivos. E para encerrar a questão velocidade, bom, em um trecho de 18km duplicados após a cidade de Criciúma-SC onde consegui uma reta tranqüila e segura, sem muito transito, testei a velocidade final do carro e cheguei aos 205km/h, porém, devido a não conhecer muito bem a pista e estar apenas 24h com o carro, achei melhor não continuar nesta velocidade, pois chegou rápido aos 200, mas percebi que subiria gradativamente até uns 210 a 220.

 – A direção para esta viagem configurei no computador de bordo com o modo ‘desportivo’. Foi possível perceber em funcionamento, principalmente nas curvas e desvios sinuosos que a 101 possuí. A direção quando exigida ficava um pouco mais rígida/firme, o que passou uma maior segurança ao volante. 

- Sobre os ruídos internos em alta velocidade (140 km/h), bom, não há ruídos, apenas o barulho dos pneus no asfalto, principalmente em quinta marcha. Mesmo com o rádio desligado não escutei o barulho do motor se esforçando, e a sensação de dirigir era a mesma que se estivesse a 80 km/h. 

- Ao final dos 591 km e 6 horas dirigindo cheguei ao RS tranqüilo, não muito estressado com o transito e pouco cansado, diferente de outras viagens que havia feito anteriormente. Sobre a média de consumo, como pisei fundo em alguns trechos, no geral o Novo Focus teve uma autonomia de 11,5 kilometros por litro o que considero aceitável pelo tanto que exigi do motor e por ainda estar novo. Penso que após os 10.000km rodados esta média deverá bater os 13km/L. 

Image_00046

Parecer final: 

Para encerrar, quero registrar neste post que, caso você esteja interessado em adquirir o Novo Focus, tenha certeza que estará comprando um ótimo carro por um preço justo.

About these ads

Responses

  1. Olá,

    Interessante o seu depoimento, encontrei na hora certa pois também estou prestes a adquirir um novo Focus Hatch GLX. Meu único receio até agora era quanto ao consumo, mas fico tranquilo ao ler o seu relato.

    Sobre o preço, poderia revelar quanto pagou e onde comprou? Se quiser, pode responder por e-mail também.

    Abraços e parabéns pela compra.

  2. Adorei seu “teste” do novo Focus. Com certeza ele pesou para que eu também comprasse um Hatch GLX. Obrigado!

  3. Tudo bem! Voce me convenceu.
    Já fiz texte drive, apesar que foram poucos quilometros percorridos,não há dúvida que o Focus é um exelente AUTOMÓVEL comparado com os concorrentes que também guiei,só que tem uma questão que eu não consigo entender, “Porque ainda não tem o FLEX? Tenho um Fiesta Flex 1.6 sedan estou esperando a Ford lançar o Focus flex.
    Será que a Ford quer vender o Focus aqui no Brasil?
    Estou esperando para comprar um.
    Quantos pedidos,relatos,depoimentos e elogios a FORD precisara para atender o consumidor!!!
    Abraços

    focus

  4. REALMENTE CONDIZ COM A HISTORIA ACIMA, CARRO NOTA 10, COMPREI UM GHIA SEDAN É SCHOU DE BOLA.

  5. REALMENTE É UM EXCELENTE CARRO, POSSUO UM 01 1.8 É MUITO ECONOMICO PELO QUE EXIJO DELE 12 KM/L NA ESTRADA. PENSO PEGAR UM MAIS NOVO.

  6. Parabéns!!! Adorei seu relato! É dífícil encontrar pesoas que consigam ser tão esclarecedoras. Espero adquirir o meu em breve! Um abraço

  7. Sou de São Paulo, região do grande ABC; Realmente o carro é um espetáculo, acabo de adiquir um sedan automático.

  8. Muito boa suas colocações. Como outros que já colocaram seus comentários realmente agora me decidi quanto a compra do meu mais novo veículo.Confesso em dizer que também sentia algum temor quanto ao consumo pelo motivo de nunca ter tido um carro 2.0 mas com certeza está totalmene aceitável o consumo informado (Existem carros 1.0 que não atingem este patamar!). Minha única dúvida agora é se compro a versão GLX ou GUIA mas isso é só um detalhe. Vale salientar também a dica de pechinchar com relação a alguns acessórios… rs! Pena que na minha cidade só existe uma concessionária. Gostaria de saber se a versão GLX já disponibiliza ar digital. Alguém sabe informar?

  9. Comprei o focus sedan GLX automático flex 2010/2011 e na minha primeira viagem assustei um pouco com o consumo. Nos primeiros 100 Km de viagem rodei andando bem, na faixa de 150 a 170 Km/h e o computador de bordo estava acusando a média de 6,8 km/l. Tire o pé e completei o restante do percurso em torno de 100 a 120 Km/h totalizando 450 Km rodados. A média total foi de 8,9 Km/l. Melhorou bastante. Levando em consideração o fato do carro ser zero e a alta velocidade imprimida no início da viagem, acho que o consumo ainda melhorará bastante. Pelo menos espero.

  10. Também estou interessado num Focus Hatch. Pensei na versão 1.6 GLX. Alguém sabe alguma coisa sobre o consumo e vantagens/desvantagens para a versão 2.0?

  11. gente! comprei o focus 2010/11.2.0 flex nem recebi o carro já estou muito empolgado em receber ele logo. os comentarios sobre este carro são impressionante, a vendedora falou q ainda ele esta na argentina vindo direto para meus braços, não fiz test driver, já tive diversos carros e não faço o test driver e não me arrependi por isso, dei meu vectra 2008, e não vejo a hora de fazer as trocas de chaves. tenho certeza q não irei me arrepender um abraço a todos. Parabens para a ford., até q enfim consegui comprar um carro da ford.

  12. Comprei um Focus Hatch 2.0 16v duratec e fiquei impressionado com desempenho, estabilidade e consumo. Faz 14km/litro andando a uma média 110, 120km por hora, melhor do que a maioria dos 1.0. E você não precisa de trocas frequentes de marcha anda bem na 5a marcha desde os 60km/h.

  13. Adquiri um Focus Sedan 2.0 16v duratec, 2009. Constatei as qualidades de desempenho, estabilidade e consumo, 14,1km/litro na média de 110 a 120km/h. Realmente um carro para quem gosta de carro.

  14. Galera o Ford Focus 2.0 Flex, bebe bem mais que o apenas a gasolina. E uma pena que agora só fabricam o Flex.

  15. Parabens pelo texto.

    Pelo visto vc nao notou barulhos na suspensao dianteira, ouvidos por vários proprietários – e que acabam preocupando os futuros compradores do Novo Focus. E o detalhe é que justamente a suspensão é um dos pontos fortes do carro.

    Qto ao consumo, a uma velocidade média de 90 km/h, certamente ele seria baixo (11,5 km/l). Não achei nada excepcional. Claro, muito melhor que os C4 2.0 (que já sao flex; ao final faço um comentário sobre isso), q provavelmente nao chegariam a 10km/l, só com gasolina.

    Qto ao desempenho, rodei 20km com um Focus 2009 2.0, sedan, e fiquei decepcionado. Td bem q o motor estava amarrado (tinha menos de 1.000km). Meu Fit EX 1.5 2005 ultrapassava em 5a, em trecho de estrada em q tive que reduzir o Focus para 4a.

    Nao tenho um Focus, mas concordo com o que o Severo escreveu: os carros flex bebem mais. Infelizmente ocorre com todas as marcas. Meu Fit EX 1.5 mencionado (105 CV) faz 13km/l de gasolina na cidade (com ar desligado a maior parte do tempo. Ligando o ar, com transito andando razoavelmente, nao faz menos de 12km/l. Na cidade!). Os New Fit, pelo q leio, nao sao tao econômicos.

  16. NÃO COMPRE O NOVO FORD FOCUS…… É UMA GRANDE ROUBADA

    Em 25 de Janeiro deste ano (2011) comprei um NOVO Ford FOCUS para dar de presente para minha esposa, achando que seria a melhor opção entre seus concorrentes. Muito bem, por se tratar de um carro zero km 2011 e recebi a conversa sobre garantia, atendimento, presteza, comprometimento, etc….infelizmente tudo blá-blá bla e propaganda enganosa!!!!!!!

    Meu novo FOCUS evidentemente veio com algum vício grave de ordem elétrica pois no dia da entrega já apresentava problemas no sistema Air bag , e em seguida na Injeção Eletrônica , fazendo que ficasse na oficina por dois dias , onde me passaram a informação que teria sido um problema simples e que passado pelo computador havia sido solucionado. Pois foi só sair da oficina o carro apresentou o mesmo defeito todas as luzes acessas e carro com consumo excessivo de combustível e pouca potência. Detalhe! O carro tem 6 semanas de uso e 700 km rodados!

    Voltei novamente na concessionária e fui informado que era problema do chicote, e que deveria ser trocado, pois bem vamos fazer a troca do referido chicote. Bem parecia que seria resolvido a questão se não fosse o seguinte , não existe o tal chicote para trocar, só deus sabe quando, entrei em contato com a Ford pelo o 0800 que eles tanto falam que funciona 24 horas e nada resolvem, pedem que aguarde que um consultor estará entrando em contato, coisa que até hoje não aconteceu.

    Minha esposa esta sem o carro , pois não tem a peça para trocar, sem informação, o carro esta parado em casa aguardando uma solução , sem previsão, sem nada.

    A Ford não está nem aí para seus clientes, o cliente fica sem carro e sem saber o que tem, qual a gravidade e qual o prazo de entrega da peça e achando que comprando um carro Zero km para ter TRANQUILIDADE E CONFIABILIDADE, não para ter que levar o carro com falhas graves 3 vezes na concessionária no 1o mês de uso do carro é uma grande sacanagem da Ford.

    Muito bem, uma decisão já está tomada, nunca mais eu compro um veículo desta Marca FORD, que não dá a mínima pelo produto que ela vende, E NEM PARA SEUS CLIENTES.

    Foi aberto um chamado junto à Ford (4970395) NO DIA 1º DE MARÇO e até agora meu carro continua na garagem sem poder andar.Hoje 18/03/2011 entrei em contato com o famoso 0800 que esta no ar 24 horas para os que acreditam que terão uma solução…………….sabem qual foi a resposta? ??? Não temos nenhuma posição ainda,pois não temos a peça (chicote elétrico). E só Deus sabe quando vão ter.

    Senhores, estou postando isto aqui para que outras pessoas não caiam no conto da FORD, pois estarei devolvendo o carro na concessionária Ford na segunda feira dia 21/03/2011 conforme orientações de meus advogados, cumpri a determinação de praxe que é entregar uma notificação extra judicial dando mais um prazo de 48 horas para solução dos problemas e ai entrando com a ação pedindo meu dinheiro de volta, conforme código de defesa do consumidor artigo 18 e já existem vários processos ganhos contra esse tipo de abuso das montadoras.. Vale lembrar que existem varias ações no Tribunal de Justiça de São Paulo neste mesmo sentido e todas elas dando causa ganha aos consumidores enganados ou por vicio no produto adquirido e não solucionado pelo fabricante, como no próprio caso a FORD.

    Kenth Krishnamarck

  17. acho que voce foi um baita dum azarão pois eu tenho um 2007 sou rep. comercial e naõ tem carro melhor que esse nessa categoria exelente carro custo beneficio
    eu tive esse mesmo problema com um uno 2007 era gastador e me deu muita oficina
    mas nem por isso eu sai falando mal da fiat isto acontece com alguns modelos nãO Podemos radicalizar é so ler acho que as revistas e jornais não mentem pra leles mesmo né.

  18. Boa tarde, o carro é muito bom, suspensão traseira independente é show, e com muito opcional,porem acho que o consumo é muito alto, tudo bem rodei apenas 800km, mas o consumo médio na cidade é 9,3 km/l na gasolina e um pouco amarrado em baixa rotação,tudo bem que o meu comparativo era um civic 2004, 11 km/l na cidade, 12,8 km/l rodoviario, fiz apenas uma viagem curta pra serra , mas a media foi a mesma.

  19. Estou querendo comprar um 2012, e fico me perguntando se vale apena ? Pois achei o custo beneficio muito bom.

  20. Que bom que vcs estão satisfeitos, o mesmo não acontece comigo.Tenho um focus 2.0 automatico que sempre que sai de revisões volta com problema.Agora na revisão de 2 anos ele voltou falhando, voce acelera mais forte ele morre e ai trava tudo. Já foi 5 vezes de volta para a concessionaria e a resposta é sempre a mesma, a MAQUINA não encontrou problema algum. Gostaria de saber por onde andam aqueles profissionais que sabiam examinar, detectar um problema e conserta-lo sem recorrer somente a uma maquina. Se algum de vcs tiverem com o mesmo problema, por favor, postem a solução para que eu possa levar aos profissionais da ford.

  21. comprei um sedan que logo deve chegar, estou ansioso e espero que seja tudo isso mesmo!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: