Publicado por: oconteudo | fevereiro 5, 2008

(06/02/2008) Teclógica lança serviço de Gestão e Consultoria em Problemas.

Empresa de SC oferece profissionais especializados para descobrir e resolver erros em sistemas empresariais

A Teclógica, empresa de Blumenau (SC) especializada em soluções corporativas nas áreas de projetos de software, infra-estrutura e integração, desenvolveu um novo serviço: a Consultoria Técnica de Investigação de Problemas.Trata-se de um produto que possibilita a investigação de erros em sistemas e infra-estruturas corporativas de TI e da formulação de soluções que evitem perdas de informações importantes ou gerem danos na produção.

Segundo Roni Nicoletti, Gerente de Projetos de Infra-estrutura, o projeto é desenvolvido em três fases: “estudo e análise do problema, formulação e teste das hipóteses e proposta de solução”. “Utilizamos o método científico para investigação, que é orientado ao levantamento de teses e conclusões”, comenta.

Roni explica que uma das grandes vantagens do serviço da Teclógica é o acionamento apenas quando há demanda. “A empresa não precisa manter uma equipe técnica especializada e, ao mesmo tempo, conta com um serviço de alto nível quando houver necessidade”, comenta. Ele conta ainda que, por ser uma equipe externa que não está envolvida nos processos diários da empresa, a investigação e a conclusão tendem a ser mais amplas e ágeis, devido ao foco na questão a ser resolvida.

Para que o trabalho de Consultoria Técnica de Investigação de Problemas possa atingir resultados de forma rápida e a raiz do problema seja facilmente encontrada, a empresa precisa conhecer os sintomas e a extensão do incidente em questão. Segundo o analista de suporte, Fabio Cristofolini, as informações prestadas por quem vive o problema são o meio mais importante de chegar às hipóteses relevantes. Depois de concluído o trabalho, o processo aplicado a esta consultoria prevê a apresentação e a entrega de relatório técnico aos gestores de TI da empresa, dando assim a oportunidade para a empresa internalizar o conhecimento através de registros bastante detalhados.

Os processos desenvolvidos para esta consultoria foram obtidos através do uso de práticas contidas na biblioteca ITIL, principalmente na disciplina de gestão de problemas. “Em geral as equipes responsáveis pela gestão de problemas e incidentes estão dentro da organização e por vezes são as mesmas pessoas”, explica Fabio. “No modelo desenvolvido pela Teclógica, as equipes são distintas e a equipe de gestão de incidentes fornece informações para a investigação dos problemas, uma vez que a Teclógica complementa a equipe de gestão de problemas do cliente”.

5W1H

As conclusões obtidas através da Consultoria Técnica de Investigação de Problemas são apresentadas através da ferramenta 5W1H (What, Who, When, Where, Why e How) utilizada em processos de qualidade. Graças à utilização desta ferramenta, é possível demonstrar claramente as ações, definir responsabilidades pela execução do plano de melhorias e pela aplicação dos questionamentos para orientar as ações que serão implementadas, garantindo assim o correto encaminhamento para a solução definitiva do problema.

Publicações desta noticia: Fundação Getulio Vargas

Consultoria técnica em problemas - Uberlândia


Responses

  1. Quem inventou a ferramenta 5w2h?


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