Publicado por: oconteudo | fevereiro 5, 2008

Teclógica especializa-se em virtualização de servidores

CONHEÇA AS VANTAGENS DAS OPERAÇÕES COM O NOVO CONCEITO 

A virtualização de servidores já está ganhando espaço no cenário empresarial atual, e a Teclógica não poderia estar de fora dessa novidade. A empresa desenvolveu mais de uma centena de projetos na migração e nas adaptações para o sistema. Segundo o gerente de software e infra-estrutura, Roni Nicoletti, a virtualização é um conceito novo que funciona, basicamente, pela mudança de uma estrutura física para um ambiente virtual. “Nesta modificação, estão contidas diversas vantagens que vão desde a economia até uma maior estabilidade do servidor”, comenta o gerente.

Como operam de forma virtual, esse tipo de servidor é muito mais estável do que um equipamento físico. “Os riscos de intervenções por uma queda de energia, por exemplo, são praticamente anulados”, comenta Roni. Além disso, é possível que numa só unidade da empresa estejam concentrados todos os equipamentos cruciais para seu funcionamento, já que os softwares estarão no ambiente virtual. “Uma das experiências vividas pela Teclógica foi na unificação dos servidores de uma multinacional para um só país com a utilização dos servidores virtuais. O projeto foi um sucesso”, afirma Roni. 

A economia gerada pela empresa que adere aos servidores virtuais vai desde a redução no consumo com energia elétrica para manter vários equipamentos ligados e para refrigerar o ar na temperatura ideal para o funcionamento deles. “Outra grande economia é no que diz respeito ao re-trabalho na instalação de softwares em várias máquinas e várias unidades”, comenta Roni.

A facilidade de aumento de capacidade do servidor também é um grande destaque. “Vamos supor que uma empresa solicitou, inicialmente, um servidor que possuísse 2gb de memória e, ao longo da implantação constatou-se que a necessidade era o dobro dessa capacidade”, exemplifica Roni. “Basta alguns minutos de re-configuração e incremento e pronto. Não há necessidade de abertura e instalação físicas de novos componentes para redimensionar o hardware”.

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Outra situação já vivida pela Teclógica é na migração para atender a um cliente que está se adequando ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). “Para suportar os arquivos gerados pelo novo sistema, nosso parceiro optou pela criação de um ambiente virtual contendo dois servidores virtuais onde serão instaladas as aplicações necessárias para as novas regras fiscais brasileiras”, explica Roni. A escolha desse modelo foi baseada no resultado dos mesmos procedimentos na parte de Nota Fiscal Eletrônica, quando o sistema se mostrou muito confiável e de alta disponibilidade.

O coordenador conta que os servidores virtuais possibilitaram a descoberta de todas as necessidades de mudança do sistema ainda na fase de homologação do SPED, graças aos chamados snapshoots. “São espécies de fotografias que registram dados sobre o funcionamento dos servidores virtuais”, diz Roni. “Depois de implantados servidores virtuais, esses dados são recolhidos e só então começam os testes da própria empresa, garantindo a possibilidade de restauração imediata se alguma mudança apresentar problemas”.

CONCEITO DE EMPRESA VERDE É REFORÇADO

Através da adesão a virtualização de servidores, as empresas adotam mais um conceito crescente no cenário empresarial: a preservação dos recursos naturais. Roni comenta que graças aos novos processos, há uma grande redução no consumo de energia elétrica para manutenção dos equipamentos funcionando.

“Os servidores que antes funcionavam a em diversos equipamentos diferentes agora podem operar com apenas um, o que, além de resultar um ambiente mais organizado física e virtualmente, diminui consideravelmente os danos ao meio ambiente”, confirma Roni. “Outro aspecto muito positivo é uma menor carga dos ar condicionados para atingir e manter a temperatura ideal para  bom funcionamento dos equipamentos”.

Sites com o artigo publicado: Noticenter, SOSIESC, BluSoft, FolhaBlu, ExImproviso, NoClic, Antena1FM


Responses

  1. Olá blogueiros de plantão!!!

    Para colaborar ainda mais com os contribuintes e todas os profissionais envolvidos direta ou indiretamente com o projeto de NF-e, coloco aqui um link onde todos podem obter o GUIA DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA. É uma cartilha com inúmeras informações sobre a NF-e e mais de 100 perguntas e respostas sobre o projeto. Acessem http://www.g2ka.com.br/guianfe e obtenham o documento.
    Assim como os blogues, ele pode auxiliar muito na implantação da NF-e nas empresas.

    Abraço à todos!!!
    Maicon Klug.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: